Nossa história
O trabalho da Igreja Presbiteriana de Califórnia teve seu ínício na década de 80, como ponto de pregação aberto pela Igreja Presbiteriana de Volta Redonda, quando esta era pastoreada pelo Rev. Francisco Baptista de Mello. O ponto de pregação funcionava primeiramente no lar do irmão Celso Emerick que, após seu falecimento, passou para a casa do irmão Nilo Gomes, tendo como dirigentes responsáveis por este trabalho os irmãos diáconos Matusalém Cordeiro e Enoque Louback.
Com a organização da 5ªIPVR, a qual antes era Congregação da IPVR, o trabalho em Califórnia passou a ser de sua incumbência. O trabalho foi se fortalecendo até que em 19 de julho de 1985, o conselho resolveu alugar um imóvel na Rua Washington Luiz, nº 388, bairro Dom Bosco, Volta Redonda para as reuniões. O responsável pela igreja era o então evangelista Maciel Vaz Rodrigues. Já no dia 04 agosto do mesmo ano, o ponto de pregação tornou-se, por determinação do Conselho, Congregação, e delegou-se a responsabilidade do trabalho ao Presb. Nademir de Souza. Por necessidade de maior espaço, em 1988 o Conselho da Igreja, que tinha como presidente o Rev. Fernando Flávio Gerhardt Cancela, transfere a Congregação para o número 488 da mesma rua.
Em 28 de maio de 1989, às 15 horas, é lançada a pedra fundamental do templo da Congregação. Dirigiu os trabalhos o então presidente do Conselho, Rev. Josias Vieira Altino. Durante a construção do templo, mais precisamente no ano de 1990, a Congregação passa para novo endereço, situando-se agora na Rua 10, nº 400, no Bairro Califórnia, cidade de Barra do Piraí, residência do então Diácono Orbino Adão Berbert.
No ano de 1992 os trabalhos passam a se realizar no atual endereço, antiga Rua 5, hoje Rua Francisco de Paula Almeida, número 286, Califórnia, Barra do Piraí – RJ, sob o pastoreio do Rev. Paulo Roberto Ferreira que sucedera o Rev Josias. O Rev. Paulo foi sucedido em 1993 pelo Rev. Renato Marinho de Almeida. No ano 2000, na gestão do Rev. Carlos Augusto Emmerich, a Congregação tornou-se Congregação Presbiterial do PRBP, que designava a cada mês um pastor do concílio para ministrar os atos pastorais.
Em 2001 uma nova mudança, o PRBP cede a Congregação à 2ªIPBP, quando tinha à frente do pastorado o Rev. Fernando Antônio da Costa, o qual foi sucedido pelo Rev. Klelton Stutz Rocha, que desenvolveu um projeto para organizar a Congregação em Igreja e, que em 2010, foi colocado em desenvolvimento pelo Conselho 5ª IPVR, pastoreada pelo Rev. Silas Daniel de Paulo, a qual tornou a receber a Congregação transferida da 2ªIPBP. Neste mesmo ano o Rev. Silas convida, por indicação do Rev. Klélton, o Rev. Climério Rodrigues da Silva, recém-ordenado ao ministério pelo PRVR e transferido para o PRBP, para assumir o projeto, pastoreando a Congregação em tempo integral como pastor auxiliar da 5ªIPVR.
Pela graça de Deus, após dois anos, a igreja atinge o objetivo proposto e o Conselho da 5ªIPVR solicita ao PRBP a organização da Congregação Presbiteriana de Califórnia em Igreja, o qual nomeia uma Comissão Especial de Organização, composta pelo Rev. Paulo Sérgio Gonçalves (relator), Rev. Silas Daniel de Paulo (secretário), Rev. Dilécio da Silva Oliveira, Presb. Silas Pacheco e Presb. Laici Eliel Chaves da Luz, que aos 15 dias do mês de abril de 2012 organiza a Igreja Presbiteriana de Califórnia, que tem como seu primeiro pastor efetivo designado o Rev. Climério Rodrigues.
